23/12/2013

Cuidados com a Alimentação nas Férias

Então galerinha...

Chegaram as tão esperadas férias! É hora de aproveitar as regalias de acordar mais tarde, passar mais tempo em frente à tv, brincar à vontade e comer todas as guloseimas do mundo! 


Hummm.... Quanto ao último item  NADA DISSO! FÉRIAS TAMBÉM É MOMENTO DE CUIDAR DA SAÚDE E ALIMENTAÇÃO!


Até porque somos mães de atletas e exemplos para eles!


A preocupação é: Como em um período tão propício ao relaxamento com a alimentação manter uma dieta saudável?


Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 70% das crianças voltam das férias com alguns "quilinhos" a mais.


Sair da rotina faz parte das férias, mais alguns cuidados com a alimentação são necessários. 


Aqui, seguem algumas dicas para que o verão passe sem contratempos e todos voltem "no peso certo" ou pelo menos próximo, se não depois é aquele sofrimento, para a criançada e para nós mães que sofremos horrores quando eles tem que perder peso.



- Tome um bom café da manhã, refeição mais importante, pois garante energia para começar e curtir o dia bem dispostos. Inclua: pães integrais, frutas, sucos naturais, iogurtes desnatados, e cereais.




- Não fique mais de 4 horas sem comer, ajuda a não exagerar na hora que der fome e mantem o metabolismo ativo! Nada de metabolismo lento...




- Mantenha uma boa hidratação: o calor intenso e as correrias das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas  e de sais minerais. Ofereça de preferência água, sucos naturais, água de coco e picolés de frutas. Evite: refrescos artificiais e refrigerantes.




- Prefira lanches naturais: sanduíches, bolos caseiros, abuse das frutas (esta época temos muitas opções de frutas deliciosas, docinhas e suculentas)! Evite: lanches gordurosos e muito calóricos como hamburguer, cachorro quente, pizza, pão de queijo, pasteis fritos ou folhados, batata frita entre outras tantas guloseimas...Negocie um dia na semana  para que esses alimentos possam ser consumidos !




- E para não estragar as férias cuidado com as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA´s) , elas causam vômitos, diarréias e podem inclusive levar a desidratação, entre outras complicações. Então, evite alimentos vendidos por ambulantes, geralmente esses alimentos estão acondicionados de forma inadequada, sem controle de higiene e temperatura. Prefira levar você os alimentos que vão consumir, como por exemplo, frutas higienizadas, sanduíches de queijo, sucos naturais(pode congelar na 'garrafinha'), biscoitos industrializados(sem recheio), lembrando sempre de manter esses alimentos bem protegidos do sol e calor!







Espero que tenham gostado das dicas e  boas férias a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!