18/11/2016

Perda rápida de peso no judô

O judô é uma modalidade esportiva de combate que possui como característica o confronto entre dois oponentes que buscam vencer o combate dentro de regras específicas. Com objetivo de equilibrar as lutas em termo de peso corporal, força e velocidade, os judocas são divididos em categorias de acordo com peso e idade.

Em decorrência de o judô ser um esporte dividido por categoria de peso, os atletas reduzem grande quantidade de peso próximo às competições com o intuito de enquadrar-se em categorias mais leves do que a correspondente do seu peso habitual. Em média os homens reduzem 4,5 kg e as mulheres 1,7 kg na semana pré-competição. Sem acompanhamento profissional, acabam utilizando por conta métodos agressivos e errôneos para de perda rápida de peso. Cortar alguns grupos alimentares e desidratar são estratégias realizadas pela maioria dos atletas.


Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte os efeitos adversos da desidratação podem ocorrer mesmo que ela seja leve ou moderada, com até 2% de perda do peso corporal. A partir de 3% há redução significante no desempenho e aumenta o risco de um atleta de desenvolver doenças pelo calor como cãibras e exaustão. De 4 a 6% de desidratação pode ocorrer fadiga térmica e a partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e até a levar a morte.

A desidratação prejudica o desempenho físico, permitindo limitações na manutenção efetiva da temperatura corporal, prejuízos como alterações no volume plasmático e sanguíneo, redução do volume sistólico, prejuízo na função endócrina, aumento do estresse fisiológico e psicológico, aumento da percepção subjetiva de esforço, alterações de alguns hormônios, interrupção temporária do crescimento e diminuição da atividade do sistema imunológico. Aspectos cognitivos também podem ser influenciados pelo grau de hidratação, com relatos de maior incidência de dores de cabeça e prejuízos na habilidade de se concentrar e se manter em alerta.

Os atletas que se submetem às dietas hipocalóricas apresentam aumento do estado de confusão, depressão, raiva, fadiga mental, tensão, sentimento de isolamento, com a diminuição do vigor e autoestima e vontade descontrolada de comer após a competição ou fora da temporada de luta.



Outra questão importante é o ciclo de ganhar e perder peso “weight-cycling”, que é o rápido ganho de peso após rápida redução. Alguns efeitos adversos: o corpo se torna cada vez mais eficiente na utilização e armazenamento de energia, diminui a taxa metabólica basal o que torna as próximas reduções cada vez mais difíceis e assim exigindo restrições energéticas ainda maiores, aumento da gordura corporal e aumenta chances de problemas cardíacos.
A alimentação de um atleta é diferenciada em função do seu gasto energético relevantemente elevado e da necessidade de nutrientes que variam conforme sua rotina de treinamentos e calendário de competições.  O acompanhamento com a nutricionista é individualizado e personalizado de acordo com o objetivo de cada atleta.

Já é comprovado que a perda rápida de peso traz prejuízo a curto e longo prazo para saúde e desempenho físico dos atletas. O papel da nutricionista esportiva é avaliar o atleta e auxiliar na perda de peso adequada, visando preservar a massa magra e diminuir o percentual de gordura.



Natália Guerra Bordignon
Ex-atleta profissional de Judô
Nutricionista CRN2 13455
Especializada em Fisiologia do Exercício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!