17/10/2013

Tem mãe que também é atleta. E tem mãe que tenta ser.

Eu nunca fui muito feliz em nenhuma tentativa de prática esportiva. Pra ter ideia, meu melhor desempenho quando criança / adolescente me levou a ser goleira reserva do time de handebol na escola.
Quando tentei jogar vôlei, fui carinhosamente apelidada pelas colegas de "o furo do time". Lá pelos meus 12 anos, me aventurei na GRD (ginástica rítmica desportiva): só que eu era muito maior, mais desengonçada e desajeitada do que todas as outras meninas. Obviamente, não durou muito.
Então eu cresci, comecei a trabalhar cedo, e o esporte definitivamente ficou ainda mais distante de mim.

Mas... depois que entrei para a Sogipa, em 2008, e que comecei a conhecer o judô... uma transformação aconteceu na minha vida. Laurinha começou a treinar em 2010 e eu fui me apaixonando a cada dia mais.
Nas terças e quintas, no horário das 19h, o clube tem uma turma destinada a adultos iniciantes, muitos deles pais e mães de atletas. Sentia vontade de começar, mas não tinha coragem. 
A Laura me incentivava e insistia para que eu fizesse ao menos uma "aula experimental". No final de 2011, fiz uma aposta com ela: "No dia em que tu venceres a Fulana (adversária frequente de quem ela ainda não havia conseguido ganhar) em uma competição, eu entro pro judô."
Ora, já no início de 2012, aconteceu. Pela primeira vez, a Laura foi campeã vencendo a tal adversária. E eu precisava manter minha palavra. Adiei um pouco, mas convenci uma colega do trabalho (outra Carol) a entrar comigo. A felicidade de estar em cima do tatame, de derrubar o adversário, e até mesmo de cair, é indescritível.  Sem contar  toooodos os outros benefícios que o judô proporciona e que nós bem sabemos.

De lá para cá, parei e voltei algumas vezes. Os compromissos que tenho já não me permitem praticar regularmente. Mas, de vez em quando, coloco o quimono e mato a saudade do tatame. E a experiência é sempre muito gratificante!

as duas Carol's


com o Rodrigo Luna, meu "padrinho" na troca de faixa em 2012


treino de ne waza puxado com o sensei Kiko / foto por Miguel Noronha - FGJ


Vale conferir: A equipe do vereador João Derly trocou a ginástica laboral pelo judô. No vídeo abaixo, gravado no treino da semana passada, dá pra assistir uma mãe (eu!) lutando contra um bicampeão mundial. Diversão pura!



4 comentários:

  1. Ah que legal, para mim o judô será sempre amor platônico! Eu apostava que tu ganharia a luta Carol, afinal mesmo peso e experiência então nem se fala! hehe , Beijos corajosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lise, eu só perdi pra não ficar feio pra ele, né... hahaha
      bjs!

      Excluir
  2. show Carol...como a Lisi...ficarei só !namorando! o Judô e torcendo por vc! meu joelho de velha não me deixa nem subir as escadas das arquibancadas, imagina treinar...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Carla... que pena. :(
      imagina uma equipe de mães-atletas, que máximo! hahahaha

      Excluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!