02/10/2013

Copa Paraná 2013

Lá pela segunda metade de agosto, logo após voltarmos meio decepcionadas do Torneio Periquito (essa história vou contar em outra oportunidade), fui em busca de mais uma competição aberta fora do Estado que pudéssemos participar.
Descobri que a Copa Paraná estava marcada para o final de setembro. Mobilizei outras mães, conversamos com o responsável técnico,  professor Daniel ... e a coisa saiu.  Aliás, saiu até melhor do que o esperado.
Formamos uma equipe de quatorze atletas, do mirim ao sub 15, comandados pelo sensei Felipe Quadros. A turminha conquistou um total de nove medalhas na competição, além de outros quatro quintos lugares (confira os resultados individuais clicando aqui).

A viagem

O evento estava marcado para sábado, dia 28. Uma parte do grupo viajou já na sexta de manhã, com a intenção de conhecer melhor a cidade e "descontrair" um pouco os filhos-atletas antes da competição.

parte da equipe no Aeroporto Salgado Filho

O Hotel

Escolhemos o Hotel Alvear, indicado pela Federação Paranaense de Judô. Com a mudança do local da competição do Centro Bagozzi para o Sesi Boqueirão, acabamos ficando meio longe do ginásio.
O Hotel era bem simples (e barato), mas até que limpinho. Conseguimos um quarto grande pra acomodar todas as meninas do sub 15, além de mim e da Fabi, mãe da Nubya.

galerinha no Hotel Alvear



O Passeio

Depois de acomodar as coisas, almoçamos no Shopping perto do Hotel e fomos até o centro pra pegar o tal  "Linha Turismo"  e passear pela cidade.  O ônibus tem dois andares (como o daqui de Porto Alegre), sai de 30 em 30 minutos, faz um percurso de mais ou menos duas horas e meia pelos pontos turísticos e tem "locução" de guia a bordo. Dá pra conferir mais detalhes clicando aqui.

no ônibus Linha Turismo


Escolhemos descer no Bosque Alemão, pra conhecer a trilha de João e Maria, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos que, segundo o "roteiro de viagem", tem uma das mais belas vistas de Curitiba.



Laura e o Oratório Bach

Laura, Marcelle e Victória "divando" na ponte

Marta, eu e Fabi: as mães se divertem

trilha de João e Maria

a Casa Encantada

Torre dos Filósofos

no alto da Torre

passeio feliz  :)

A noite pré-competição

Após o passeio, jantinha leve (com salada em abundância!) pros nossos atletas. Depois um videozinho motivacional (promovido pela Fabi) e uma boa noite de sono.

assistindo o vídeo





A competição

Embora o sub 15 lutasse somente à tarde, fomos cedo para o ginásio para acompanhar as lutas e torcer pelo restante da equipe.
Laura estava relativamente calma. E, incrivelmente, desta vez não tive dor de barriga (SEMPRE  tenho nas competições).
A dieta valeu a pena e a pesagem foi tranquila (56,800 - ela luta até 58,000).  Na chave, mais 5 atletas: 4 faixas roxas e 1 verde, ou seja, ela era a menos experiente. 
Na primeira luta, uma das roxas. A menina era gi-gan-te. Mais alta até do que eu. Difícil de encaixar os golpes. Porém, ela não atacava muito. Só "chutezinhos" de ashi. Laura venceu de shidô.
Na semifinal, outra roxa. Menina forte, foi pra cima com tudo: derrubou a Laura, marcou yuko e saiu na frente. Mas a Laurinha mostrou a que veio: derrubou também, imobilizou e não deu outra: ippon!
Na final, a faixa verdeEduarda Darmieli foi a representante do Paraná nos Jogos da Juventude e no Campeonato Brasileiro no meio médio, mas acabou subindo de peso. No início da luta, a Laura me pareceu melhor. Porém, o combate foi para o chão e a adversária foi exatamente no ombro que ela tinha lesionado no treino dias antes, torcendo o braço para trás. Ela sentiu muita dor e acabou não conseguindo reagir. Conquistou a medalha de prata e o título de vice-campeã da Copa Paraná 2013.

pódio

prata 
equipe sub 15 e sensei Felipe

comemorando com pizza


Foi uma viagem maravilhosa!  Experiência, convivência, fortalecimento de laços e do sentimento de equipe foram as nossas maiores conquistas. Arrisco-me a dizer que foi a melhor "excursão judoística" que já organizei. 
Feliz, realizada, e ansiosa pela próxima.
;)

2 comentários:

  1. Parabéns Carol,vc e uma mãe sensacional,tanto p Laurinha,como para as outras crianças,me senti mt tranquila,sabendo q estaria olhando a Vi por mim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Andrea! <3

      vou tranformar o "Mãe de Atleta" em blog coletivo.
      se quiseres participar contando tuas experiências, está convidada! a permissão está no teu e-mail.

      bj

      Excluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!