09/12/2013

Determinação é o nome Dele!

Este é o segundo ano do Matheus na SOGIPA, mas é o primeiro que ele participa de todas as competições e por isso teve que aprender tudo aquilo que os mais experientes já sabiam, mas o mais importante é que ele teve que aprender e ainda está aprendendo a lidar com o seu lado emocional nas competições. Nas primeiras competições ele ficava uma pilha de nervos e acabava se prejudicando por isso, mesmo assim medalhou em quase todas as competições que participou.
Um dia depois de uma competição o sensei Daniel disse para ele: - Matheus tu tens que vencer teu maior adversário: Tu mesmo! Ele levou o conselho ao pé da letra e começou a trabalhar seus medos, depois disso veio a 1ª Medalha de Ouro e a 1ª Medalha fora do estado, então ele passou a ACREDITAR.
Quando faltava um mês para o estadual ele decidiu que baixaria de peso para descer de categoria, isso significava perder 3,5Kg, já que 1,5Kg ele já tinha perdido sem me falar nada, conversei com o médico dele e pedi ajuda para a Priscila mãe de judoca e nutricionista e encaramos o desafio, todos juntos a família inteira perdeu peso, o Matheus não caiu em tentação nenhuma vez cortou todo o doce e se alimentou exatamente como foi recomendado, perdeu peso, mas não perdeu nutrientes, nas últimas semanas teve a companhia e o incentivo do seu colega Igor Machado que também alcançou o seu objetivo e no dia da competição estavam com o peso desejado.
Então chegou o tão esperado dia, 7h e 30m da manhã  já estávamos no ginásio, tudo ok com o peso, era só tomar o café da manhã e partir para o grande desafio do ano, alguns colegas que já haviam lutado nesta categoria alertaram: - Cuidado com o Fulano, ele é muitoooo bom! Pronto ele já pensava no fulano o tempo todo. A primeira luta foi suada, mas venceu com folga, a segunda foi bem parelha, o menino era muito bom, mas o Matheus venceu, na terceira luta ele já estava na fila e um colega o chamou e disse:- Cuidado com o teu próximo adversário, Sonda. Ele sabe dar um Uchi-mata dos Deuses. Eu gelei e disse: Matheus segue no teu propósito, ninguém é invencível, mas meu coração estava saindo pela boca de tão nervosa que eu estava, se ele ganhasse esta luta estaria na final, e ele ganhou a luta.
Então chegou a hora, o Matheus me disse: -Mãe eu to na final e é com o fulano! Quando a luta começou, me preparei para tudo, o melhor e o pior, mas esperava no mínimo uma luta bem difícil. Foi a mais fácil de todas, com 20 segundos o Matheus deu um Ippon no menino vencendo a luta e se tornando o CAMPEÃO ESTADUAL da categoria dele. Vi a timidez da comemoração dele, mas vi a alegria e a satisfação dentro dos olhos dele. Não segurei as lágrimas de alegria e agora relembrando tudo elas voltaram  aos meus olhos, não só porque ele foi campeão, mas porque é muito bom ver em alguém ainda pequeno uma determinação tão grande, enfrentar tantos desafios e alcançar seu objetivo. No final da luta pensei; -Meu filho, quando eu crescer quero ser igual a ti!
Quero agradecer muito a todos os Senseis, em especial ao sensei Daniel pelo sábio conselho, a todos os colegas do judô, aos pais dos colegas, a todos os familiares envolvidos principalmente aos dons culinários do meu esposo Marcelo pai do Matheus e ao apoio incondicional do mano João Pedro, a nutricionista Priscila que nos orientou, enfim a todos que contribuíram dando força ou até mesmo desacreditando, porque o faz a diferença na vida das pessoas não é quanta vezes elas ganham, mas quanto elas aguentam apanhar!
Muito Feliz e Orgulhosa! Eu sou a mãe do Matheus Sonda.





Campeonato Estadual

Disputa do Ouro

3 comentários:

  1. Muito legal, Lisi ! Todos eles são campeões, o Matheus tem um lindo caminho pela frente, todos nós vamos assistir, esta medalha também é sua, pelo apoio e a dedicação de todos os dias. Parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Bonita história. Sei bem das emoções que estão sentindo. É muito gratificante ver a evolução dos nossos filhos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Qdo vemos nossos maiores tesouros vencendo seus desafios,e mt gratificante,eles amadurecem,nós perdemos nossos bebês,mas ao msm tempo vemos homens e mulheres com uma força e uma determinação mt grande....parabéns p nós mães de atletas...

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!