16/12/2013

Da fratura ao Campeonato Estadual: Retrospectiva 2013

Sempre ouvi dizer que o primeiro ano em uma nova classe é o mais difícil. Sobretudo por este motivo, não sabia muito bem o que esperar de 2013: primeiro ano da Laura no sub 15.

Logo no início de fevereiro, com o cancelamento da Copa Tramandaí por problemas na estrutura do Ginásio, aconteceu a Copa Porto Alegre.
Laura estreou bem, sendo campeã no peso médio. Ao meu ver, se ela continuasse no peso (e com as mesmas adversárias), o ano não seria assim, tão ruim.

vídeo "resumo" da Copa POA

Porém, no segundo treino após a competição, precisamente no dia 05 de fevereiro, começou o pesadelo.
Eu não vi acontecer. Naquela noite, o Noronha  (fotógrafo da FGJ) tinha ido entregar o poster do Jigoro Kano pra substituir o quadro que havia quebrado no nosso dojô. Conversava com ele algo sobre competições, eu acho. Quando olhei, a  Laura já estava no chão.
Ela não fez escândalo. Tentou ficar em pé, mas não conseguiu. Foi carregada pra fora do tatame, já nem lembro mais por quem. Algumas lágrimas tímidas e muita dor. Confesso que, na hora,  não levei muito a sério. Achei que fosse um entorse sem maiores gravidades. 
Da Sogipa, fomos direto para o Cristo Redentor. Consulta, raio-x, tomografia e o diagnóstico: fratura epifasária da extremidade distal da tíbia. Foram três dias de hospitalização até os médicos resolverem que não era necessária a cirurgia. Um médico que disse que ela não poderia mais voltar ao judô e, mais tarde, outros dois que disseram que, seguindo as orientações, tudo voltaria ao normal.

Nesta época, repensei nossas vidas. Realmente valia a pena todo o esforço envolvido na nossa rotina? Acordar às 5h30, chegar de volta às 22h... dormir pouco, cansar muito, ônibus lotados todos os dias...
Foram quase 3 meses de molho, seguindo à risca as recomendações do Dr Flores, do Departamento Médico do Clube. Laura ficou de fora de algumas competições: Super Copa Santa Cruz, Copa Cidade de São Leopoldo, Seletiva do Brasileiro Regional... e, no dia 23 de abril, retornou aos treinos.

O primeiro campeonato após a recuperação foi o Troféu Arroio dos Ratos, da 2ª DRJ, no final de maio. Lutando no peso de cima (meio pesado), Laura foi novamente campeã. Era o que ela precisava para retomar a confiança. E eu, para lembrar o quanto vale a pena todo e qualquer esforço no caminho da realização de um sonho.

o sorriso que me fez lembrar que todo esforço vale a pena

Ao todo, foram 14 competições em 2013. Uma delas, valeu apenas como experiência, embora nem tão positiva: Torneio Periquito, marcada pela desclassificação por um erro de arbitragem. Nas outras 13, 13 medalhas: 7 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. 

Ouro
Copa Porto Alegre
Troféu Arroio dos Ratos
Campeonato Citadino
Super Copa Novo Hamburgo
Troféu Taquari
Campeonato Estadual por Equipes
Campeonato Estadual Geral

Prata
Campeonato Estadual Estudantil
Copa Paraná
Copa Lajeado

Bronze
Copa Bento Gonçalves
Copa Manoel Rodrigues Cação
Super Copa Caxias


2013 marcou nossas vidas. Mesmo com alguns acontecimentos nem tão felizes (fratura e Periquito), foi um ano especial: Laura sagrou-se bicampeã do Citadino e, após dois anos como vice, conquistou o título de Campeã Estadual.
Embora não tenha participado de algumas competições e não tenha conseguido classificação para o Campeonato Brasileiro e Jogos Escolares da Juventude, fechou o ano com a 6ª colocação no Ranking Sub 15 da FGJ, de um total de 97 atletas.

campeã estadual
Não me canso de repetir: "Todo esforço em prol da realização de um sonho vale a pena. SEMPRE."
Que 2014 venha com ainda mais emoções e conquistas, tanto no esporte como na vida.

4 comentários:

  1. Linda retrospectiva Carol. Agente sabe todo o esforço de vocês e a conclusão é exatamente esta: "Vale muito a pena ver o sorriso desta campeã!" . Um 2014 cheio de novas experiências e muitas vitórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisi, querida!
      obrigado pelas palavras!

      que 2014 seja ainda mais rico, pra todos nós!

      Excluir
  2. essa guria é campeã em tudo!!!! fantástico todo o esforço, toda recuperação ...vcs estão de parabéns queridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Carla!

      estamos aqui, torcendo para que o Henrique também se recupere logo e comece 2014 com muita motivação!

      Excluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!