04/04/2014

Trajetória da Nica no Judô

Iniciamos no judô no ano de 2010. Porém, antes disso, tentamos balé e outras atividades, mas a Nicole sempre gostou de esportes radicais e de lutas.
Conhecemos o judô através do PELC, um programa do Governo criado aqui mesmo na cidade de Arroio do Sal  e, depois disso,  descobrimos que ela sofria de hipertiroidismo e nosso pediatra nos aconselhou esse esporte para que ela  pudesse queimar o máximo de energia possível.  Confesso que nem sabíamos direito como funcionava, como eram as regras...  posso dizer que aprendemos juntos, passo a passo desde a caminhada no tatame,  o nó da faixa,  até o seu primeiro osotogari.
Neste período tivemos que nos adaptar e a driblar muitas dificuldades pra mantermos o esporte presente na vida da Nicole
O projeto Judô em Arroio do Sal,  depois de uns 4 meses, acabou e ficamos à deriva. Porém nosso caminho não teria mais volta, não podíamos parar, pois estávamos adorando e a família toda vivia junto com a Nicole cada treino, cada competição. Foi aí que através dos torneios de escolinhas, dos campeonatos, que conhecemos a Judomar de Tramandaí . Mas como fazer para treinar, se estamos distantes quase 80 km só pra chegar até a centro de treinamento? Novamente nós, os pais, nos adequamos a rotina de treinar mudando nossos horários de trabalho para que pudéssemos dar continuidade aos treinos e,  a partir daí, iniciaríamos uma linda trajetória que nos orgulha até hoje
A primeira medalha veio já no primeiro campeonato. Nossa, a alegria sentida jamais conseguirei  colocar em palavras, mas está eternizada em minha mente. Depois veio o primeiro Estadual , o segundo, e muitas outras conquistas e, a cada treino, a cada conquista, o judô ia entrando mais e mais em nossas vidas.
Mas, apesar de  muitas e muitas medalhas, de inúmeros títulos,  nos faltava algo ainda , nos faltava realizar o nosso sonho. Sim, "nosso": meu como pai de atleta e dela como atleta. Até que um dia nos chegou a notícia de que a Judomar havia feito uma parceria  e, a partir daquela data, os atletas lutariam com o símbolo da Sogipa no peito. Pois bem, ali estaria nosso sonho tão perto de ser realizado.
A primeira noite após  recebida a notícia, passamos em claro conversando: como seriam os treinos , as viagens entre Arroio do Sal e Porto Alegre , enfim ,  lembro bem que disse :  Filha jamais vou te cobrar nada , mas gostaria muito que tu fizesse bonito no primeiro campeonato com o símbolo da Sogipa ,  e sem ela dizer uma palavra sequer, vi nos seus olhos que ela também tinha o mesmo pensamento que eu. Simplesmente nos abraçamos e choramos juntos, naquele momento palavras não fariam o menor sentido .
E chegou a tão esperada hora, a competição defendo o clube pelo qual há anos sonhamos. A disputa se deu em Caxias do Sul, seletiva pro Meeting 2013. Na chave eram 5 meninas, ou seja, 1 menina  ficaria de fora e não iria a Florianópolis. Pedi a Deus naquele dia que a ajudasse, pois nossa trajetória sempre foi de muitas dificuldades e, num lindo harai, ela fecha sua participação ganhando de todas as meninas e se classificando em primeiro lugar pro Meeting. As lágrimas até hoje escorrem pelo rosto deste velho pai, lembrando de um dia que jamais terá fim .
Depois disso veio o ouro por equipes ,o penta campeonato Gaúcho,  o ouro no Meeting , mas nada ,  nada irá substituir a emoção e a alegria da primeira vitória defendendo as cores deste gigante chamado Sogipa.
Agradeço de coração todos os dias por Deus ter colocado este clube e estas pessoas maravilhosas no caminho da minha Nica .


  



As medalhas, os títulos, tudo isso é  passageiro, mas o legado de tentar ser uma cidadã melhor não poderia existir outro lugar melhor para aprender.
Obrigado, orgulho de ser  S O G I P A!

Abraços,
Leandro Gonzatti
- - - 



Leandro, pai da Nicole, foi o primeiro "Pai de Atleta" a nos enviar sua colaboração. Quer ver sua história publicada aqui também? Basta mandar um e-mail para  convidadomaedeatleta@gmail.com. Participe!

5 comentários:

  1. que legal sua trajetória! e parabéns por ser o primeiro pai a escrever sua história!!!!! valeu!

    ResponderExcluir
  2. Pôr Leandro, fazer eu chorar no meio do plantão não vale! vocês estão de parabéns por essa história linda, cheia de emoções e vitórias, lindo texto.

    ResponderExcluir
  3. Linda história, só quem vive isso sabe o que essa família sentiu e sente. Parabéns Nicole e toda a família!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, linda tragetoria...q mts outros campeonatos venham..

    ResponderExcluir
  5. Pois é, sou o vô da Laura Szarko e também senti as lágrimas de felicidade com o depoimento do Leandro... Parabéns meu chapa, tua filha é ouro, e teu coração também...

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!