15/04/2014

Perder para ganhar

Do que vale uma vitória se o mais importante dentro do esporte para crianças e adolescentes, que é a formação de indivíduos de bem e que contribuam positivamente para uma sociedade melhor não for levado em conta? 
Tenho vivenciado a prática de esportes desde que meus filhos eram bem pequenos e sei o quanto isso foi positivo no desenvolvimento deles. Mas vejo algumas crianças com pensamento de adultos, de profissionais até eu diria, cobrando de si mesmas resultados e estarem sempre em primeiro lugar, crianças que quando ficam em segundo lugar não aceitam que naquele dia o colega foi superior.


Nós, pais, muitas vezes alimentamos isso nos revoltando, culpando o juiz, o adversário, o técnico, não aceitamos o simples fato de que nossos filhos PERDERAM. Perder é do esporte, é da vida! Como queremos formar cidadãos de bem e emocionalmente equilibrados se não enfrentarmos a derrota como um aprendizado e não ensinarmos que o adversário tem o mesmo valor que eles? IMPOSSÍVEL é a resposta. 
Todos que estão em um meio competitivo no esporte tem seus objetivos, seus sonhos enfim, todos merecem respeito. O esporte é apenas uma página da vida dessas crianças, eles precisam se descobrir como pessoas, enfrentar seus medos e desafios, comemorar as vitórias, sofrer e aceitar as perdas, buscar o que desejam e principalmente descobrir o que desejam. 
Que nós pais não cometamos o erro de colocar expectativas nossas nos nossos filhos. Ótimo que nossos filhos pratiquem esportes e até se apaixonem por eles, se de fato isso partir de dentro do coraçãozinho deles, ou então que apenas se divirtam, tenham um esporte favorito, ou vários para praticarem para o resto de suas vidas, sem precisar tornar-se um profissional na área, porque afinal de contas a vida oferece inúmeras possibilidades de realizações pessoal e profissional. Nossos filhos não precisam ser os melhores no judô, no futebol, na escola, no violão, no inglês, NÃO. Eles necessitam apenas ter oportunidades de viver estas experiências e com o tempo escolher o que de fato lhes fazem bem, e ter a liberdade de serem crianças e terem condições de se tornarem adultos responsáveis e felizes. 
Analisando isso tudo chego a conclusão de que meus filhos são especiais demais para mim e quero apoiar sim e estar junto deles na busca de seus sonhos mas, de verdade, não estou nada preocupada com o lugar que ocupam no ranking ou se são capitão do time, mas estou preocupada com o desenvolvimento deles, apoio os sonhos de hoje e, se mudarem de ideia, apoiarei os de amanhã, porque eles merecem traçar suas vidas do jeitinho deles, sem se preocupar em realizar os sonhos adormecidos de seus pais.

"O verdadeiro Campeão não é aquele que tem maior força física, mas aquele que tem o maior coração."
"Devemos nos lembrar que a essência do esporte não está na marca ou no score, mas nos esforços e na habilidade despendidos para atingí-los."

Um comentário:

  1. Parabéns Lisi pela tua postagem não tem como descrever tudo isto se não conviver diariamente com eles nós sabemos o valor de tudo isto q tu postou.Valeu!!

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!