23/03/2014

Empatia: nas alegrias e nas tristezas

Conforme o dicionário a definição para  o termo Empatia é:

s.f. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
Psicologia. Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.


Tá, mas o que isso tem a ver com ser Mãe de Atleta? e até mesmo Atleta?

É mais um dos grandes aprendizados que o Esporte nos traz, onde a identificação com as alegrias, batalhas, progressos, tristezas,  perdas do outro faz com que possamos sentir as mesmas emoções do nosso semelhante , reforçando laços de amizade, de admiração , respeito e solidariedade.

É incrível ver a capacidade de nossos filhos de empatizar  com o outro, onde a vitória de uns traz a todos uma grande alegria ou,  quando um resultado não é alcançado, a sensação de tristeza, de lástima,  ou quando um  erro de arbitragem ou  uma penalidade traz fúria ao Grupo/Equipe.

E nós, Mães de Atleta, que nos sentimos tão felizes quando um de nossos Atletas vence mais um obstáculo, mais uma luta, mais uma limitação, ou tristes quando acontecem  perdas, desclassificações, ou  as temidas lesões ...somos tomados pela sensação de Unidade, somos todas ali, um só Coração, um só Sentimento, todas Mães de um mesmo filho(a).

A empatia nos aproxima diariamente nas arquibancadas dos treinos, nas conversas,  nas competições, na organização e participação de eventos para arrecadar fundos para nossos atletas, nas dúvidas, nas certezas, nos abraços de consolo, nos sorrisos de orgulho pelas conquistas, na busca pelo melhor para nossos filhos.
E essa mesma empatia ensina uma lição importantíssima para a vida de nossos filhos: Colocar-se no lugar do outro .

E é essa  oportunidade de colocar-se no lugar do outro que nos torna melhores, mais solidários, mais unidos, mais fortes,  capazes de entender nosso semelhante, transformando mães, filhos, atletas em seres  melhores , dentro e fora dos tatames!

 

2 comentários:

  1. Carla pensei nisso, senti isso durante este final de semana na Copa São Paulo! Lindo texto. Muitos beijos

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!