05/01/2014

As férias estão acabando

Então....as férias estão acabando, pelo menos as férias do judô, os treinos recomeçam na segunda-feira, as crianças já estavam com saudades do dojô e eu também, é claro. Todo final de ano é normal fazermos um balanço dos resultados do ano, pensando nisso, fiz uma foto comparativa do quadro de medalhas das crianças.

Sendo que eles começaram no judô em Março de 2011 e competiram pela primeira vez em Setembro do mesmo ano, a foto ilustra o quadro de medalhas nos finais de 2011, 2012 e 2013. Sim elas estão se multiplicando, é claro que as medalhas são importantes, entretanto, é a bagagem de conhecimento, amizade verdadeira, disciplina, respeito e dedicação que estas duas crianças, que estão se tornando atletas, aprenderam durante esse tempo que conta de verdade.
Mesmo estando no comecinho do ano, tenho certeza que muitas mães e pais já estão aguardando a publicação do calendário de competições 2014 da FGJ, pois tudo começa com o programa anual da Federação, ali começamos a elaborar o ano de competições das crianças e quando e se sobra tempo, as nossas programações individuais.
A Marina costuma dizer que gosta de viajar para competir, mas que gostaria de viajar só pra se divertir de vez enquando (como fazíamos antes deles se tornarem atletas), quando ela fala isso, páro para pensar o quanto estas competições (incluindo viagens ou não) nos absorvem durante o ano, o quanto nos dedicamos a elas, o quanto emocionalmente e financeiramente ficamos envolvidos. Sinceramente não percebi, mas no ano que passou não fizemos outra coisa, a não ser competir, e é com muita alegria que falo isso, pois gosto do ambiente do esporte, do ginásio, das competições, dos treinos, tenho muitos amigos nesse clube, foi a vida que eu escolhi pra mim e pros meus filhos. Entretanto, essa frase da minha  filha "Mãe, podíamos viajar, mas não pra competir ?" não me sai da cabeça, ainda mais dita no final do ano, pode parecer mais uma frase entre tantas, mas demonstra o quanto nós três nos dedicamos ao judô durante o ano que passou, demonstra o quanto essa guerreira de 10 anos estava cansada, afinal, em Março de 2014 completará 3 anos de judô, ela e o Fabrício.
Nesse ano virão coisas novas para eles, agora são sub-13, terão ranking de classificação, seletiva de
campeonato brasileiro, costumo dizer que se sai melhor quem se adapta as mudanças e  nesse quesito acho
que eles já estão craques, pois em Março farão 1 ano de SOGIPA.
Portanto, mães e pais Sogipanos vamos aguardar o tão esperado Calendário de competições 2014 da FGJ, para nos organizar e voltar a vida normal.


2 comentários:

  1. Que legal Ana, também pensei que as vezes temos que esquecer um pouco dos treinos e das competições e apenas nos divertir, voltamos com mais saudades a Marina tem razão. Que este ano seja cheio de competições, vitórias e principalmente que este espírito de amizade e companheirismo que nos cerca se torne ainda mais forte! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Lindo relato e maravilhosa reflexão, por isso devemos respeitar o período de férias para relaxar, Jigoro Kano já ensinava q a pratica diária é importante mas nunca além do desgaste extremo, ainda mais numa geração tão agitada como a nossa, tantos compromissos e custos altos pra tudo, devemos nos dedicar as paixões/hobbies mas enquanto é agradavél, pois a vida já impoem muitas responsabilidades e obrigações.
    Abração, Saúde e Sucesso!

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!