10/09/2014

Jogos Escolares da Juventude: uma experiência inesquecível

Não há nada no mundo que deixe uma mãe mais realizada do que a felicidade de um filho.
Se essa felicidade vem da conquista de um objetivo então... o coração parece que nunca mais caberá dentro do peito. Não lembro de em alguma outra oportunidade ter chorado tanto de alegria quanto nos últimos dias. 


Na última quinta-feira, 04 de setembro, teve início em Londrina a etapa 12-14 anos da edição 2014 dos Jogos Escolares da Juventude. O evento é a maior competição estudantil do Brasil, reúne alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo país, e é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na edição de 2014, participam  3970 atletas-estudantes de 25 Estados mais o Distrito Federal.  Ao todo, 13 modalidades são disputadas durante  o evento.

Laura conquistou a vaga na Seleção Gaúcha após vencer o CERGS – Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul, realizado no início agosto, e viajou com a delegação na terça, dia 02.
Eu cheguei à Londrina na quinta, a tempo de assistir à Cerimônia de Abertura, que aconteceu no Moringão e  contou com shows, desfile das delegações e o acendimento da tocha olímpica.


uniforme e credencial na Cerimônia de Abertura

tocha olímpica

(confira mais fotos da Cerimônia clicando aqui)

As disputas individuais iniciaram na sexta-feira, dia 05.  Nas chaves do peso médio, categoria da Laura, havia  26 atletas. Foram 5 lutas.  Nas eliminatórias, ippon sobre a adversária de Goiás.  Nas oitavas, mais uma vitória após o quarto shidô sofrido pela atleta da Bahia. Nas quartas de final, ippon por imobilização em Santa Catarina. Na semifinal, após um combate equilibrado contra a adversária do Paraná, vitória por diferença de punições: 1 x 2. Na final, melhor para a adversária de São Paulo, que conseguiu a imobilização. Laura ficou com a medalha de prata e o título de vice-campeã da competição.


  
No domingo (07), terceiro e último dia da competição de Judô, aconteceram as disputas por equipes. Com a participação de Laura, as meninas da Seleção Gaúcha passaram pelo Rio de Janeiro (3x1), logo após venceram o Paraná (3x0), superaram São Paulo (3x0) e, na grande final, não deram chance para o Distrito Federal (3x1). 

Para minha surpresa e emoção descontrolada (quem estava lá viu – hehehehe), no confronto contra SP,  Laura venceu a atleta para quem havia perdido a medalha de ouro dois dias antes. Na grande final, a vitória da equipe gaúcha, que havia saído atrás no placar, foi consolidada quando ela venceu a quarta luta do confronto. A comemoração das meninas da equipe e da torcida foi uma das cenas mais lindas que já assisti nesses 4 anos de “mãe de atleta”.

equipe campeã

"o céu é o limite"



últimos momentos da luta da Laura na final  da competição por equipes e a comemoração


A experiência de participar de um evento deste porte é inesquecível e, com certeza, acrescenta muito no crescimento e formação dos nossos filhos como esportistas e também como cidadãos. 
Para nós, mães e pais, valeu a interação. Nas competições estaduais estamos acostumados a defender cada um a bandeira de seu clube. Porém, fora, somos todos Rio Grande do Sul. Vários corações unidos em um só.

Laura realizou um sonho: subir ao pódio no Campeonato Brasileiro Estudantil, e eu tive a melhor experiência que uma mãe pode ter: ver seu filho feliz e realizado através de seu próprio mérito e esforço. 

4 comentários:

  1. Que lindo Carol..é realmente uma emoção ver o filho se realizando,em qualquer area,e acompanha los nem sempre é tarefa fácil,vc é uma privilegiada pois pode estar com a sua ''amorinha'' sempre,nos momentos difíceis,e nas vitórias também.
    E o melhor é que a conquista de um atleta,nos alegra tanto como se fosse nosso próprio filho...parabéns,não só pela Laurinha,mas por todos os outros que vc acompanha,incentiva,apoia,de um modo geral,vc faz parte de cada atleta cada vitória......pois trabalha muito para que os nossos judocas cheguem ao exito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandra, querida! Obrigado pelas palavras. <3
      Agradeço a Deus por poder estar sempre nesse meio. O retorno da Duda aos tatames, com certeza, foi algo que me deixou bastante feliz. A classificação dela para o Meeting, mesmo depois de tanto tempo parada, foi muito emocionante.
      Pode ter certeza de que, no próximo sábado (e em todas as outras competições) vou estar lá torcendo e apoiando também a tua judoquinha.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog, adorei !! Parabéns a mamãe da Laura e a Laura por estarem neste momento inesquecível! Também sou atleta profissional e agradeço muito por minha mãe está sempre me apoiando e me acompanhando! Quando puderem olhem o meu blog! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Hayra!
      obrigado pelo carinho!
      vou lá olhar teu blog, sim!

      beijão!

      Excluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!