31/05/2014

Copa João Derly... Onde tudo começou!



Esta semana ouvi o pessoal comentando sobre a Copa João Derly de Judô que ocorrerá na Sogipa, na próxima semana, onde poderão participar atletas iniciantes neste esporte.
Neste instante, comecei a fazer uma retrospectiva na minha cabeça. Esta copa foi o marco inicial da Nubya no judô, há dois anos atrás.
Desde pequena me cobrava que queria praticar esportes, porém passava a manhã na escolinha, à tarde ia para a escola (com transporte feito pela própria escolinha), só nos víamos à noite e levá-la para fazer alguma atividade esportiva era praticamente inviável.
Foi após estas cobranças que optei por colocá-la numa escola que ela pudesse praticar esportes no turno inverso, ela foi estudar na ACM a partir da terceira série e foi a sua realização!
Ela começou fazendo futebol, vôlei, basquete, ginástica artística e patinação. O judô coincidia com o mesmo horário do futebol, do qual ela não quis abrir mão e, por isso, o kimono que havíamos comprado, ficou guardado por um ano no roupeiro.
No ano seguinte, os horários mudaram e ela começou no judô. Após dois meses de treino, surgiu o primeiro campeonato, COPA JOÃO DERLY, ela participou e foi campeã. Esta foi a inspiração que precisava para não parar mais. Conheci o João Derly naquele momento, conheci o seu curriculum através de um folder que estavam distribuindo e fiquei deslumbrada. Foi neste dia que passei a saber o que era o judô.
A Nubya seguiu aquele ano participando de outras competições escolares. No ano seguinte, passou a treinar na Sogipa, se federou e nunca mais parou de competir!
Nossa vida mudou drasticamente, ela passou a treinar quase todos os dias, os campeonatos foram acontecendo praticamente há cada quinze dias pelo Estado a fora, alguns fora do Estado, afinal eles precisam de desafios.
Passamos a sentir a alegria das vitórias e a decepção das derrotas, que se transformam em estímulos de superação.
Vocês devem estar se perguntando porque eu digo “passamos” se quem pratica o esporte é ela. Realmente é ela que treina, que vai para o tatame enfrentar seus adversários, mas eu estou sempre ali, no apoio incondicional porque quero que ela supere a si, sempre com humildade e respeito, valorizando as conquistas e aprendendo com as perdas, porque isso é o esporte... na minha concepção...
A única cobrança que sempre fiz foi que seus estudos viessem em primeiro lugar, no mais, me diz qual o ginásio que deveremos estar e estarei lá contigo e neste aspecto tenho maior orgulho em dizer: Minha filha é uma excelente aluna!
Atualmente ela continua competindo também pelo futebol e pelo jiu-jitsu.
Acho que qualquer pratica esportiva é “bem vinda” na vida de uma criança e deve ser incentivada pelos pais.
Mais um comentário: No judô, por ser treinos diários, aberto para os pais, a integração passa a ser maior, fizemos amizades, vivemos momentos tão intensos dos quais não saberia mais ficar sem.
Deixo aqui meus sinceros agradecimentos ao sensei Carlos Camillo que iniciou a Nubya neste esporte e demonstra sempre muito carinho, paciência, competência e cobranças necessárias à sua evolução esportiva!

Parabéns ao João Derly pelo trabalho que está fazendo e espero que esta copa da próxima semana faça nascer novos adeptos!!!!
Parabéns também para minha filha Nubya, sempre tão dedicada e esforçada em tudo que faz! Tenho certeza que seu futuro será brilhante, em qualquer área que optares! 

Conte sempre com meu apoio!


3 comentários:

  1. Parabéns Fabi pelo texto, pela tua dedicação e parabéns pra Nubya que é um exemplo de esforço e dedicação!

    ResponderExcluir
  2. que lindo, Fabi!
    parabéns para vocês duas, por tudo!
    <3

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fabi,texto lindo,caminhada linda,parabéns Nubia...

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!