30/06/2014

Preparando o Ranking

Esse é o primeiro ano dos meus filhos no sub13, por consequência disso, o primeiro ano que eles fazem parte do Ranking da Federação Gaúcha. Sei que alguns atletas e pais não se preocupam com a colocação que seus filhos ocupam, também não tenho essa preocupação: se estão em 3°, 10° ou 20°...  não faço Ranking interessada na posição que meus filhos estão, faço pelo simples prazer de fazê-lo.

Quem me conhece mais de perto, sabe o quanto amo esse esporte que entrou na nossa vida totalmente por acaso, o ato de fazer o Ranking, eu considero como desfrutar de mais uma possibilidade que esse esporte oferece. Desde que a Marina e o Fabrício começaram a competir, atualizo uma planilha de aproveitamento, onde se inclui data, local, nome do campeonato e claro, os resultados de cada um.  Ano passado fiz o Ranking do infantil como se valesse pontos para ir aprendendo.

Para montar o Ranking, é necessário ter uma ideia de planilha eletrônica: pode ser o Excel mesmo, que é a mais simples. Coloquei nas colunas: a colocação, o nome, o clube, o resultado do atleta em cada campeonato, e a pontuação do atleta nestes campeonatos e, por fim, a pontuação final com uma fórmula simples de soma na célula. Assim, conforme os campeonatos vão acontecendo, vai totalizando o valor final dos pontos de cada atleta automaticamente. Logo após criarmos a planilha, é necessário acompanhar os resultados individuais de cada campeonato através do site da FGJ, geralmente os resultados são publicados na segunda-feira após a competição.
É importante também estar atento a pontuação que cada campeonato oferece aos atletas, no site da FGJ temos a pontuação para cada campeonato, se é:  Copa, Super Copa, Campeonato Brasileiro, etc. Cada um tem a sua pontuação, dependendo se é:  1°, 2°, 3° ou 5° lugares.

O Ranking não faz diferença de peso, portanto é preciso analisar o resultado de todos os atletas da classe desejada: sub13, sub15, sub18, e assim por diante. Geralmente os pais acabam fazendo o Ranking da classe que estão seus filhos, no meu caso faço o sub13 masculino e feminino, por motivos óbvios. Quando comecei a analisar os resultados de cada campeonato, percebi que fui conhecendo melhor os atletas, seus clubes, percebi que tem atletas que só participam de Super Copas e mesmo assim estão em 1° lugar. Considero que estou aprendendo muito, claro que elaborar essa planilha demanda tempo e disposição, mas é muito enriquecedor.
A FGJ libera o Ranking oficial no final do ano, mas o legal é ir acompanhando cada etapa do circuito de competições, a impressão que tenho é que fica ainda mais interessante cada competição sabendo quantos pontos estão sendo disputados e qual é a colocação de cada atleta que está ali lutando com meus filhos. Recomendo a todos os pais ter essa experiência. Para quem é apaixonado por judô, como eu, é uma grande diversão esperar ansiosa na segunda-feira para ter o resultado individual e passar pra planilha. Experimentem,  tenho certeza que irão gostar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!