23/04/2015

O judô como ferramenta educacional

O judô faz parte de minha vida há 40 anos, e durante esse tempo fui testemunha dos benefícios deste esporte aos seus praticantes.
Foi com grande satisfação que recebi a notícia de que iria coordenar o programa “Mais Educação” e que uma das atividades propostas seria o judô. Já nas primeiras aulas, percebi que alguns dos alunos gostavam muito de judô e queriam praticá-lo como esporte.
Através do contato com a SOGIPA, buscamos uma parceria e os senseis Kiko e Daniel gentilmente receberam estes atletas em seu dojô. Logo nos primeiros meses, já foi possível observar os frutos desta prática esportiva. Melhora na concentração em sala de aula, no comportamento, preocupação com uma alimentação saudável, determinação e dedicação para conquistar um objetivo foram rapidamente sentidas.
Além de tudo isso, as crianças puderam conhecer outros ambientes, novas cidades, estabelecer novas relações e, portanto, fazer novas amizades. É muito gratificante acompanhar o crescimento desses novos atletas e saber que tanto na vitória quanto na derrota, eles apoiam uns aos outros de forma incondicional.
Ao longo deste período, acabei me emocionando e vibrando com cada conquista alcançada por eles.

Espero que este seja apenas o início de uma jornada repleta de conquistas e aprendizados, e que mais que bons atletas eles continuem crescendo como bons cidadãos. Pois este é um dos principais objetivos do esporte.









Áurea entre as filhas: Mariana e Bianca

 * Áurea Braga é professora no Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, já foi praticante de judô por muitos anos  e é mãe da Mariana e da Bianca, atletas da equipe de competição da Sogipa.

Se você estiver logado no Facebook, no vídeo abaixo, dá pra conferir a professora em ação na Escola:





2 comentários:

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!