16/04/2015

Difíceis decisões, Grandes desafios

Então o ano de 2014 não foi nada daquilo que imaginávamos no término de 2013.
Só agora, depois de 4 meses que se iniciou o ano, que paro para pensar como tem sido complicado os últimos 5 anos das nossas vidas no Judô.
Há 5 anos atrás, era só pra praticar um esporte, pra  não ficar com tempo ocioso, não sair para rua, ter amizades decentes, nada de competir, Pelo menos era o que eu imaginava.
Bom... 2 meses depois, ela já estava em sua primeira competição e, adivinhem? “campeã metropolitana 2010!!”. E assim começamos a caminhar por essa estrada com muitas vitórias e também muitas derrotas.
Em 2013 veio a maior decisão a ser tomada: trocar de clube. Pensamos, pesamos prós e contras e decidimos, Iniciava ali uma nova caminhada: clube grande, sonhos grandes, conviver com atletas que ate então eram nossos ídolos(digo nossos, porque o sonho e a caminhada nunca é só do atleta e sim de um pai ou uma mãe, como no meu caso).
2013 encerrou-se com grandes aprendizados e iniciou-se 2014, com frustrações, derrotas e muito aprendizado. Em março, a primeira lesão grave, rompimento dos ligamentos da mão esquerda com desprendimento de pequenas partículas de ossos.  'Nossa, fiquei sem chão', olhei para minha filha sem saber o que dizer, O médico nem discutiu. Foi duro: “com muita sorte, em  2 meses estaria de volta”. Claro, foram consultas todas as semanas, fisioterapias, e os campeonatos que aconteciam e ela não podendo participar.., subiu de peso, pois não estava treinando.
Mas em dois meses estava lá tentando retomar o que tinha deixado pra trás. E vieram derrotas, lágrimas, Não se classificou  para nenhuma competição fora do estado. Perdeu lutas injustas, onde muitos vinham me dizer ela foi bem melhor, Eu sabia que ela tinha sido melhor, mas as injustiças aconteciam, e isso é fato.
Em setembro, viajamos para o RJ, onde ela conseguiu o 3° lugar na competição Internacional do RJ. Aproveitamos e passeamos, nos divertimos. E, em novembro, nova lesão: agora seria no joelho, novamente afastada de duas competições, se poupando e fazendo fisioterapia para disputar o Estadual Geral em dezembro, onde foi bronze.
E terminou o terrível ano de 2014.

Em 2015, uma nova etapa se iniciava na vida dela, Classe nova, novos desafios, agora seria sub-18, ou juvenil como preferirem, Ela estava muito tranquila em relação aos desafios deste ano, repetia que era um ano de aprendizado, ter de se firmar, de focar no futuro.
Eu achei que seria tranquilo mas, ao invés disto, vieram as indecisões de uma adolescente, brigas internas, em que peso competir, continuar competindo ou desistir... E eu, que achei estar preparada para este dia, que nada! Fiquei tão perdida quanto ela, como seriam nossas vidas se ela realmente desistisse do esporte que tanto amava e se dedicava? Como seria a minha vida sem os campeonatos, sem os estresses pré-competição? Mas qualquer que fosse a sua decisão,  estava resolvida a respeitar, afinal é o futuro dela, são os sonhos dela.
No ultimo dia 28/03 ela se classificou para o campeonato Sul Brasileiro, que se realizará em Santa Catarina dos dias 24 a 26/04. Por enquanto, ela está indo aos treinos, se dedicando... Se está sonhando com o futuro no judô? Não sei, Confesso que àss vezes tenho medo da resposta, procuro deixar ela decidir seu futuro sozinha, a decisão é difícil, mas os sonhos também são difíceis. Ainda mais em um esporte sem incentivo nenhum do governo, onde poucos se destacam.

Mas, independente do que ela decidir, estarei com ela, pois sempre serei sua maior fã!!!






2 comentários:

  1. só mudaria uma coisa, Ândrea: 2014 NÃO foi terrível.
    vocês duas estão aí: bem, inteiras, vivas, unidas... e FORTALECIDAS!

    bjs

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!