01/11/2014

A importância do acompanhamento nutricional

Em esportes divididos em categorias de peso, como o judô, é frequente a pressão sofrida por alguns atletas nas vésperas de competições. 
O que vemos é uma cruel sequência de práticas errôneas: restrição alimentar, perda de líquidos corporais com realização de exercícios em um ambiente quente ou vestindo uma quantidade excessiva de roupas, utilização de sacos plásticos amarrados ao corpo (para suar), e até uso de laxativos ou diuréticos.
As consequências destas práticas são as piores possíveis, sobretudo para crianças e adolescentes. "A combinação dessas práticas não só influenciam o processo de fadiga no exercício que compromete o desempenho no momento da competição, mas compromete o sistema cardiovascular, a função renal e as taxas de hormônios no organismo infantil. Além de se observar diminuição da concentração e encurtamento de memória, fatores de grande importância no processo de aprendizado da criança. Estudos mostram que a brusca redução de peso e intenso treinamento físico também diminuem a resistência a infecções, pois causam depressão do sistema imune, sendo prejudicial não só a performance física, mas à saúde em geral" (Gisele Lemos - nutricionista da CBJ)

Laura, nesse ano, começou a apresentar dificuldades de se manter em sua categoria. Na Seletiva para o Campeonato Brasileiro (junho),  acabou rodando no peso por menos de 500 gramas, e foi obrigada a enfrentar meninas com uma diferença de quase 6 quilos. Dali a pouco mais de um mês, aconteceria outra seletiva importante. Resolvemos, então, buscar apoio profissional.




Alguns colegas já conheciam a Cíntia, da Nutrainer, que atua há mais de 10 anos com nutrição esportiva,  e nos indicaram seu consultório.
A nutri era a pessoa ideal para nos ajudar: ninguém  melhor para impedir práticas erradas de perda de peso, orientar a alimentação no dia-a-dia, e também  nos períodos que antecedem a pesagem e a competição. Cíntia elaborou um planejamento alimentar para manter a Laura com composição corporal adequada à sua categoria de peso e favorável à sua saúde.
O planejamento deu certo: na  Seletiva para os Jogos Escolares da Juventude (agosto), Laura estava tranquila e pesou bem abaixo do limite de sua categoria.  Nas competições seguintes, tudo certo com a balança também.


sem brigas com a balança

É comprovado que um controle de peso gradual é essencial para a obtenção de resultados, especialmente no judô, em que um atleta pode disputar muitas lutas em apenas um dia. O acompanhamento profissional para manter-se dentro dos limites e não cometer loucuras é fundamental.

Abaixo,  trechos de um texto da Cintia no site da Nutrainer:

 "A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes). Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas. (...)


A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular. Há consenso de que a capacidade de rendimento físico tem relação direta com a ingestão equilibrada de todos os nutrientes: carboidratos, gorduras, proteínas, minerais, vitaminas, fibras e água.

O fator que mais influi nas necessidades calóricas é o grau de atividade física, outros fatores que tem influenciam são: idade, clima, constituição física, taxa de metabolismo, sexo, entre outros.
A alimentação do atleta deve suprir antes de mais nada, o gasto de energia relativo ao funcionamento orgânico, bem como o trabalho realizado. O atleta apresenta dispêndios e necessidades energéticas diferentes, quantitativamente, daquelas de um homem normal.

Para a alimentação do atleta fazemos a soma dos gastos energéticos resultantes do metabolismo de repouso, das atividades comuns, das atividades profissionais e das atividades esportivas, a qual lhe é peculiar (destes alguns são calculados com relativa facilidade, outros são deduzíveis através de tabelas e outros são indutíveis e somente há poucos anos tem sido objeto de pesquisa).

Para tal é necessário avaliação nutricional e física completas, para apenas após a coleta dos dados, serem realizados os cálculos necessários e posterior orientação nutricional, com suplementação quando necessário e acompanhamento periódico de resultados."   


Para conhecer a Nutrainer, acesse o site e Facebook.
Visite também o Blog de Nutrição da CBJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!