09/01/2014

ALIMENTAÇÃO ANTES DO ESPORTE

O objetivo nutricional de uma refeição pré treino é reforçar as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado para a utilização durante o exercício físico. Os níveis de líquido também devem ser elevados para garantir uma hidratação adequada.
O sistema digestório deve estar confortável durante o exercício, ou seja, sem sentir-se "cheio" e sem estar com fome. O atleta deve sentir-se confiante e pronto para o esforço que vai desempenhar.

Timing
Se consumir uma grande refeição, é necessário mais tempo para a digestão, neste caso é necessário um intervalo de 3 a 4h antes da prática esportiva. Se a refeição for um lanche, deve ser ingerida 1 a 2h antes.
Nutricionalmente, alimentos ricos em carboidratos e com baixo teor de gordura são a melhor fonte de energia. Os carboidratos são assimilados diretamente como fonte de glicose, o combustível que o corpo vai usar. A gordura dificulta a digestão e leva mais tempo para ser absorvida, fazendo com que o esportista sinta-se desconfortável.

Líquidos
A quantidade de líquido consumida é tão importante na nutrição esportiva quanto os alimentos ingeridos. O corpo não armazena água como faz com os outros nutrientes e é vital para a saúde e desemprenho físico. É fundamental estar bem hidratado antes do treino ou competição. Beba muito líquido antes, durante e após o treino, principalmente nesses dias quentes.
Se for fazer uma refeição muito perto da hora do treino, está refeição pode ser em forma de líquido, será digerido mais rapidamente, reduzirá o desconforto estomacal e consequentemente irá a ajudar a aumentar a ingestão hídrica.

Seja organizado
Para ter sucesso na alimentação, um atleta deve conhecer os alimentos e definir horários e quantidades, principalmente antes e depois do treino. Isto vai ajudar a encontrar o que realmente é melhor para si.
Se for necessário ajuda no planejamento de um padrão alimentar, a melhor orientação  será através de um nutricionista qualificado, que possa ajudar a estruturar uma alimentação saudável para a prática esportiva.
O segredo é ser organizado e planejar com antecedência. O atleta (ou sua família) deve ser responsável pelo seu próprio padrão alimentar que melhor contribua para seu sucesso. Uma boa nutrição fará a diferença para a performance do atleta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Rolou uma identificação? ;)
Deixe seu recado para nós!